Guia para pais e educadores {Infância vivenciada}

Estamos na Semana Mundial do Brincar, uma mobilização que tem como objetivo promover a consciência sobre a importância do brincar. Quem organiza a ação é a Aliança pela Infância, um movimento internacional por uma infância digna e saudável que chegou no Brasil em 2001.

A infância é a fase mais bela da vida. Por isso, valorizo pequenos gestos como mandar um bilhetinho na lancheira ou até mesmo dançar com meu filho. Sei que estou construindo com ele suas memórias afetivas. Ah, o bolo de cenoura com cobertura de chocolate!

Infância COM infância

A psicóloga Patrícia Gimael e a arte-educadora Selma de Aguiar realizaram vários cursos dentro do movimento da Aliança pela Infância e esse projeto acabou virando um livro intitulado Infância vivenciada, publicação da editora Paulinas que me enviou um exemplar.

A criança quer e precisa ter vivências reais e saudáveis.

É um manual que descreve as diversas etapas do desenvolvimento infantil, inclusive, a puberdade e a adolescência. O objetivo é incentivar uma educação lúdica e de valores éticos. Tem versos, histórias, canções, receitas, trabalho manuais (com moldes), confecção de brinquedos e até sugestões para comemoração de aniversário.

Apesar de eu não ser pedagoga (se bem que minha sogra diz que eu tenho jeito de professora), sempre estou buscando conhecimento na área. Justamente, porque gosto de acompanhar com entendimento as fases que Théo passa. E acredito que muitos pais também busquem esse tipo de orientação.

A mãe não  é só aquela que oferece alimento físico, que se esforça para oferecer a melhor educação, mas ela mesma é a portadora da substância que alimenta a alma do seu filho.

Deixe um comentário

