Quando se preocupar com a miliária

Este é o último post da série cuidados com a pele do bebê! Vamos falar sobre a famosa brotoeja. Meu filho já teve e acredito que a maioria dos bebês passa por isso em algum momento.

Brotoeja é o nome popular de miliária, uma afecção benigna da pele caracterizada pelo aparecimento de vesículas, pápulas eritematosas ou pústulas nas áreas de maior transpiração da criança.

É causada pela obstrução dos ductos excretores das glândulas sudoríparas, o que impede a saída do suor. Além da retenção sudoral, outros fatores influenciam a ocorrência desse tipo de erupção de pele: ambientes quentes, umidade, febre alta, uso excessivo de roupas ou cobertores.

A miliária tem início nas primeiras semanas de vida, mas pode ocorrer em qualquer fase da vida da criança. As principais áreas acometidas são dobras do pescoço, face, couro cabeludo, tronco e área das fraldas. Evolui em surtos, acompanhados de muito prurido.

A forma e intensidade do quadro clínico varia de acordo com o nível de obstrução do ducto sudoríparo. Pode ser classificada em miliária cristalina (obstrução superficial na epiderme), com aparecimento de vesículas transparentes e sem sinais de inflamação; miliária rubra (obstrução intermediária), quando surgem vesículas e pápulas com sinais de inflamação e prurido; e miliária profunda (obstrução profunda, no início do ducto excretor), marcada por pústulas e lesões maiores.

A melhor forma de prevenir e tratar a miliária consiste em evitar situações que favoreçam o excesso de sudorese, ou seja, frequentar ambientes frescos e arejados, usar pouca roupa e agasalho, dar preferência a roupas leves e de algodão, tomar banhos refrescantes e evitar passar cremes oleosos durante os dias mais quentes.

Quando devo me preocupar com a miliária? Apesar da miliária ser uma dermatose totalmente benigna, em caso de sinais de inflamação ou infecção secundária da pele, prurido excessivo, desconforto ou febre, deverá ser agendada uma consulta com o dermatologista.


Dra. Marianne Farache (CRM-RN 6039 / RQE 2254)

Dermatologia Pediátrica pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP

Dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD

www.mariannefarache.dermatosbd.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s