Crosta láctea: o que é e como tratar

A crosta láctea é uma forma de dermatite seborreica comum em bebês. Tem início nas primeiras semanas de vida e sofre involução espontânea, geralmente, após oito meses. A doença caracteriza-se pelo aparecimento de escamas amareladas e aderentes no couro cabeludo da criança (“crosta láctea”) e, menos frequentemente, nas sobrancelhas e cílios. Nos quadros iniciais, o que chama a atenção da mãe é a presença de “caspas” resistentes a lavagem dos cabelos durante o banho.

A dermatite seborreica ocorre por estímulo das glândulas sebáceas do bebê pelos hormônios maternos durante a gravidez. A produção excessiva de sebo (“seborreia”) é um fator predisponente e, juntamente com a participação de um fungo comensal do gênero Malassezia, desencadeia a aparecimento de lesões de pele.

É importante esclarecer à mãe que a crosta láctea é inofensiva, não contagiosa e sem relação com falta de higiene.  Na grande maioria dos casos, tem um curso autolimitado, podendo ou não reaparecer durante a puberdade.

Então, como devemos tratar a crosta láctea? Uma medida simples e eficaz é a aplicação de óleo de amêndoas doces no couro cabeludo do bebê, 30 minutos antes do banho, para amolecer as escamas aderidas. Em seguida, lavar delicadamente o couro cabeludo com shampoo infantil neutro e secar bem com toalha macia. Não se deve tentar remover as escamas aderidas com os dedos para não irritar a pele e causar infecção secundária.

Em caso de persistência da crosta láctea, aparecimento de vermelhidão e descamação na pele do bebê, prurido ou desconforto, um dermatologista deverá ser consultado.


Dra. Marianne Farache (CRM-RN 6039 / RQE 2254)

Dermatologia Pediátrica pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP

Dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD

www.mariannefarache.dermatosbd.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s