Descubra o poder curativo dos contos para superar os medos na infância

Olá, meu queridos!

Hoje vim trazer a resenha do meu primeiro livro recebido da Paulinas Editora.

Foi muito difícil escolher um só. Primeiro porque sou indecisa e também gostei de mais três. Mas não restaram dúvidas quando pensei que a minha escolha poderia ajudar outros pais e por que não cuidadores.

Em 2014 (jul/ago), eu procurei uma terapia para o meu filho. Vou tentar resumir.

Certo vez, Théo foi com meu pai deixar minha mãe na aula. Na volta para casa painho fez um caminho diferente (pegou um atalho). Ele achou que estavam perdidos e ficou preocupado. Na época, minha mãe ia para universidade de táxi e nesse dia o motorista faltou. Théo ficava na casa dos meus pais esperando a gente voltar do trabalho. Quando chegaram já estávamos esperando do lado de fora e ele veio correndo para nos abraçar. No carro, disse que pensava que nunca mais nos veria.

Pronto. Esse episódio foi aquela pecinha de dominó que cai e vai derrubando as outras. A partir de então, tudo era razão para ele ter medo. Medo de se perder da gente (seus pais). E meu discurso sempre era o mesmo: meu filho, ter medo é normal! Você se lembra daquela vez que eu fiquei com medo dos macaquinhos no restaurante?

Mas não adiantava e a insegurança dele só aumentava. Tudo foi somatizado e em qualquer situação tensa ele vomitava. Passeio da escola para o teatro. Chegou lá e vomitou. Aula de campo no Parque das Dunas. E se o motorista não acertar o caminho de volta para escola? Ele ficava pálido de tanto medo.

Não tinha mais o que esperar. Marquei consulta médica e pedi encaminhamento para psicóloga. Na primeira semana, depois da primeira sessão, ele já não vomitava apesar de continuar falando em MEDO. Mas para mim já era a glória!

E assim se passaram alguns meses. Foi um investimento muito válido e importante para que aquela sensação e emoção não continuassem atrapalhando uma fase tão construtiva como é a infância.

Passado quase dois anos, tenho a oportunidade de ter livro Estou com medo! A obra, do casal de psicólogos Ana Gutiérrez e Pedro Moreno, apresenta os contos como método para superação dos temores infantis.

Primeiramente, o livro explica que o medo tem função adaptativa pois impede que nos arrisquemos em situações de perigo. Depois mostra a linguagem do medo infantil e cita diversos tipos de medos e quais histórias podem ajudar. Tem também um guia ensinando a construir um conto.

livro-contos_blogpalavrademae
“Os contos têm o poder de transformar as emoções.”

No último capítulo, tem um guia de primeiros socorros e algumas ferramentas úteis contra o medo. Assim como técnicas de relaxamento tanto para as crianças quanto para os adultos. Afinal, nós sofremos tentando fazer algo para conter tamanha angústia.

O desenho espontâneo, as mandalas e canções são outras atividades que contribuem com a terapia. Inclusive, o livro traz páginas para colorir! A música e o conto projetam na imaginação um mundo distante e diferente facilitando que as emoções saiam naturalmente. Já as mandalas (em qualquer idade) são um exercício divertido!

livro-colorir_blogpalavrademae

Para mim, foi bastante esclarecedor e mesmo que seja uma situação do passado fiz questão de ler alguns contos para Théo. Até porque ele sempre tem curiosidade para saber o que estou lendo e eu conto um pouco da história para ele.

No final de semana, recebemos um casal de amigos que tem uma filha com cinco anos. Por coincidência, a menina está passando pela fase dos medos e eu logo peguei o livro para mostrar a minha amiga! Coisas da maternidade: uma mãe ajuda a outra.

Se você teve uma vivência semelhante e quiser compartilhar deixe nos comentários.

Espero que este post possa ser uma luz!

Deixe um comentário

