Tudo que você precisa saber sobre cicatriz pós-cesariana

Muitas são as dúvidas sobre a cicatriz da cesárea. Por isso, convidei a Dra. Carolina Dantas para esclarecer tudo! Ela é cirurgiã plástica com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).


A grande maioria das cesárias é realizada com um pequeno corte horizontal no baixo ventre. O avanço da técnica operatória e cuidados médicos durante o procedimento têm tornado a cicatriz cada vez mais imperceptível, já que os cortes variam de 12 a 15 cm, dependendo do tamanho ou posição do bebê.

A cicatrização da pele é um processo rigidamente organizado que segue um padrão visando restaurar a integridade tecidual local. Pode variar entre as pessoas. O produto final de uma cicatriz pode demorar mais de 1 ano para ser concluído por isso é importante tomar alguns cuidados.

MANTENHA O REPOUSO POR PELO MENOS 15 DIAS

Os cuidados com a cicatriz começam com o repouso adequado já que o esforço físico aliado ao não uso da cinta de contenção pode produzir tensão na pele e aumentar a chance de cicatriz hipertrófica (elevada). Uma fita de micropore sobre a cicatriz ou uso de cola cirúrgica (dermabond ou dermabond prineo) podem ajudar a reduzir a tensão da pele.

CUIDADOS COM O CORTE

A segunda dica importante é manter a cicatriz limpa e hidratada já que a hidratação da pele lesionada facilita o processo de epitelização e favorece a uma melhor qualidade de novo colágeno. A limpeza pode ser feita com álcool 70% ou clorexidina (mertiolate). Um bom hidratante que pode ser usado nessa área e de fácil acesso são: Bepantol Baby, óleo de rosa mosqueta ou girassol e Cicaplast Baume pomada.

EVITE SE EXPOR AO SOL

A exposição solar também deve ser evitada enquanto a cicatriz permanecer avermelhada, pois os raios solares estimulam a irritação da cicatriz. Esse processo pode demorar de 6 a 12 meses. Usar filtro solar FPS 30 e proteger o local com roupa de banho são alguns cuidados que devem ser adotados.

ATIVIDADE FÍSICA

A atividade física deve ser supervisionada por um profissional nos primeiros meses. Ao primeiro sinal de dor ou desconforto acentuado pare e procure seu médico. No geral, caminhadas leves podem ser retomadas com 40 dias da cirurgia sem nenhum prejuízo corporal pós-cirúrgico. Seu médico irá informá-la sobre quando você estará apta a fazer cada uma dessas atividades, cada mulher pode ter uma recuperação diferente.

ALIMENTAÇÃO

Beber muita água, se alimentar com alimentos ricos em fibra, proteínas e vitamina C encontrada no suco de laranja, comer frutas, legumes e alimentos pouco gordurosos também auxilia no processo de cicatrização.

OPÇÕES PARA MELHORAR A CICATRIZ

Se depois de todos os cuidados realizados você ainda desenvolver uma cicatriz inestética, elevada, pigmentada ou deprimida é importante procurar um profissional qualificado para que se possa indicar algum tratamento complementar a fim de obter melhora local na cicatriz.
– Cirurgia plástica, com amenização da cirurgia antiga através de uma nova (bom para cicatrizes que por motivos diversos não ficaram perfeitas).
– Tratamento utilizando laser.
– Tratamento utilizando dermoabrasão.
– Uso de ácido retinoico e hialurônico.

Dra. Carolina Dantas

Cirurgiã Plástica CRM:5438- RN

Clínica de Oncologia e Mastologia de Natal

Av. Afonso pena, 1071. Tirol

(84) 4008.3366

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s