Pediatra esclarece dúvidas sobre icterícia

Olá, sou Raquel, pediatra e mãe do Frederico (6 meses). Com a maternidade descobri que a pediatria também muda. Você passa a compreender melhor os medos, ansiedades, alegrias das mães. Sou formada em medicina e pediatria pela Universidade de São Paulo (USP), atualmente moro em Manaus onde tenho consultório de pediatria geral e trabalho em UTI neonatal.

Nesse meu primeiro post, vou falar de uma situação bastante comum no consultório nos primeiros dias de vida do bebê: a icterícia, popularmente conhecida como amarelão.

Icterícia

# O que é?

A icterícia é quando a pele do bebê apresenta uma cor amarelada logo após o nascimento, devido ao acúmulo de uma substância chamada bilirrubina.

Essa bilirrubina é produzida a partir do processo normal de degradação das hemácias (células vermelhas do sangue). Como o fígado do recém-nascido ainda não está pronto para metaboliza-la, acontece esse concentração.

Ela ocorre em mais de 50% dos bebês saudáveis e normais e é ainda mais frequente nos prematuros. O pico da icterícia acontece entre 2-3 dias de vida nos bebês a termo e entre 5-7 dias de vida nos prematuros.

Ela progride de cima para baixo: cabeça – tronco – abdome – pernas – pés, e a maioria dos casos regride naturalmente e desaparece em uma semana.

# Como tratar?

O tratamento é realizado com fototerapia, um banho de luz que faz o papel do fígado, ou seja, metaboliza a bilirrubina.

Durante a fototerapia, o bebê precisa ficar sem roupa, apenas de fraldinha e com proteção ocular.

Nos casos muito graves pode haver impregnação da bilirrubina no cérebro do bebê, o que chamamos de kernicterus, onde provavelmente haverá sequela neurológica.

Então, fica a dica: consulte seu pediatra entre 48-72 horas após alta da maternidade, se a icterícia chegar na região abdominal ou se mantiver por mais de 15 dias.

 Dra. Raquel Helena Siegel Noronha

Pediatra CRM-AM 6311

Rua Rio Purus, 1095. Manaus/AM

(092) 3081-0902

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s