E quando o dente permanente nasce por trás do de leite

Os dentinhos começaram a trocar, está tudo correndo bem quando, de repente, você percebe que existe um dentinho permanente nascendo por trás ou pela frente de um de leite que não ficou mole. E agora? Calma! Não precisa se desesperar. Isso não é um acontecimento normal, mas é muito comum e não é motivo de pânico.

Pra explicar o fenômeno, o ideal é entender como funciona essa troca dentária. Os dentes de leite, ao contrário do que muita gente pensa, têm raiz igual aos permanentes. Porém, essa raiz será totalmente reabsorvida e, por isso, o dentinho ficará mole e cairá. Quem provoca essa reabsorção da raiz é o dente permanente que, quando começa sua caminhada rumo à gengiva, vai “destruindo” a raiz do de leite até que ele amoleça e caia para, então, ocupar o lugar dele.

Este processo ocorre normalmente quando o dente permanente está intimamente relacionado com o dente de leite, na posição correta. Caso o dente permanente comece seu trajeto muito a frente do dentinho de leite ou muito atrás dele, não irá reabsorver a raiz completamente e, por isso, nascerá no lugar errado, sem que o dentinho de leite fique mole.

E agora, o que fazer? A recomendação é procurar um odontopediatra para que ele ajude removendo o dente de leite no consultório. Mesmo o permanente estando na posição errada, muitas vezes ele consegue ocupar o lugar do dentinho extraído após umas semanas. Caso a mamãe prefira não levar ao dentista, o dentinho de leite até pode acabar caindo sozinho, porém, em um tempo muito maior do que o normal e o permanente pode se reposicionar no lugar errado, e aí só um aparelho pra resolver.

Resumindo, em caso do dentinho permanente nascer na frente ou atrás do de leite sem que ele fique mole, a dica é levar para o odontopediatra extrai-lo. É mais seguro e evita consequências piores no futuro. Abraço em todas!

consultório-geórgia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s