A diferença entre cesárea e parto normal {sobre acordar para a vida}

Conheci Priscylla no ano passado quando ela estava grávida do Valentim, seu segundo filho. Nessa época, participávamos de um grupo sobre parto normal aqui em Natal. Ela escreveu para o Blog Palavra de Mãe sobre as duas experiências com o nascimento dos seus filhos. Depois de muito empoderamento, ela conseguiu seu tão sonhado e planejado parto (pelo SUS).

Eu tive duas formas diferentes de nascimento dos meus filhos e na primeira eu era alienada pelo sistema. Finalmente, saí da cegueira nove meses depois da extração do meu primeiro filho. Chorei copiosamente quando caí na realidade que fui má, mesmo sem saber e querer, eu maltratei meu filho quando o levei sem combinar com ele para aquele centro cirúrgico. Daí, estudei muito sobre nascimento, entrei de cabeça, perdi amizades, comprei brigas e sim, virei ativista! E foi graças a essa mudança, porque na vida mudar é preciso, que lutei junto ao meu marido para que meu segundo filho tivesse um pouco mais de sorte do que o primeiro. O trabalho de parto é fundamental e cesáreas eletivas, exceto as os casos de placenta prévia, precisa sim ser retirada de cena. Ela é um desrespeito ao bebê. Imagine você dormindo e de repente acendem a luz na sua cara ou o despertador toca, o que você sente? Susto. É assim uma cesárea eletiva para o bebê. Agora, imagine você dormindo e despertando devagar, espreguiçando-se, abrindo a boca e finalmente, despertado. É assim um nascimento após um trabalho de parto. A cesárea é um procedimento médico cirúrgico para ser aplicado após ter se tentado um parto normal e nunca deve ser dado de alternativa por medo da dor, para esses casos, existem os encontros pré-partos e aqui em Natal tem as rodas de conversas para que a gestante trabalhe o psicológico e o corpo para receber o bebê da forma mais natural possível. No meu caso, nenhum fármaco foi utilizado e a dor era suportavelmente, suportável.

Conheça o blog Educando Meninos

Deixe um comentário

