Conheça uma festa sensorial {por Michelline Bassani}

O mundo das festas infantis é infinito de possibilidades. Trabalhar com o lúdico é deixar a imaginação ir bem longe! Atualmente, aqui em Natal, as belíssimas festas produzidas pela decoradora Michelline Bassani refletem o encanto e a emoção da magia de ser criança. Em outras palavras, ela realiza sonhos em forma de festa. E foi assim, o aniversário de cinco anos da sua Sophie. Convidei Michelline para contar como foi preparar a festa da própria filha. Ela fez até uma análise semiótica do filme Frozen! Aproveitem para anotar a lista dos melhores profissionais da nossa cidade!

Olá, trabalho com decorações de festas infantis profissionalmente há pouco mais de dois anos, que foi quando eu resolvi me dedicar ao que me preenche e me permite sonhar com um mundo onde tudo é possível. Sempre estive envolvida em todos os detalhes das festinhas dos meus 3 filhos, que hoje possuem consecutivamente 14, 10 e a mais nova, 5 anos recentemente completados, e é sobre a comemoração do início dessa fase tão linda, que vim aqui falar para vocês.
Quando decidi comemorar os 5 anos de Sophie, a ideia era que fosse uma festinha do pijama, para algumas coleguinhas da escola. Estava completamente despreocupada sobre a forma que iria montar, até que ela me falou as palavrinhas mágicas que deram início à minha busca incansável sobre como eu faria para transmitir aos convidados o sentimento que me invadia ao assistir o filme desse tema. Ela falou: – Mãe, eu quero uma festa de Frozen.

Vou fazer um breve resumo sobre a minha história com o filme-febre mundial, Frozen.

Fui uma das últimas a assistir, decorei duas festas estudando teoricamente o tema que achava sem graça, até que um dia, tive a curiosidade de parar, apertar play e simplesmente me apaixonar. Diferente de tudo o que vi, o filme transmite sensações, sentimentos. Até a beleza e o luxo de Frozen é singular e abstrato. O castelo é de gelo, as princesas, não usam coroa. Na verdade, a coroa simboliza de certa forma a prisão para a personagem principal, que se livra dela quando se encontra, dando início à bela história de amor entre… Duas irmãs! E voltemos a festa.

Não havia nada que eu olhasse de festa que fizesse sentido pra mim sobre esse tema e eu sabia exatamente a razão, foi quando entendi, que a festa de Sophie seria uma festa sensorial.

Aplicando esse termo ao projeto da festa Frozen, em poucas palavras, eu queria que a minha filha e os meus convidados se sentissem parte do filme, que seria retratado no Glamour Recepções, local que escolhi para servir de cenário para o sonho que eu estava prestes a realizar. Tudo começou com a escolha da equipe que embarcaria comigo nesse projeto. Não há mistério ou segredo para o sucesso de uma festa, o principal é que ela seja administrada e executada por bons profissionais. Não basta escolher metade bom e metade mais ou menos. O fracasso de um profissional prejudica o resultado como um todo. E não digo aqui que é necessário trabalhar com os mais caros ou fazer festas milionárias. Escolhemos trabalhar dentro do orçamento de cada cliente, preferindo sempre uma festa menor e bem feita a uma maior e mais problemática. Sucesso é uma questão de escolha. Eu escolhi em primeiro lugar, contratar um cerimonial capacitado para o mercado de festas infantis, Algodão Doce Cerimonial que estaria a par de todo o projeto com uma equipe para me ajudar a administrar a festa e todos os serviços que estariam presentes. Esse pra mim é o serviço mais bem pago. Em seguida, sentei pra conversar e falar sobre o meu projeto com todos os profissionais que visualizava como os ideais para desenvolver a minha ideia, cada qual na sua área, assim como faço com as minhas clientes quando fechamos a festa. E acertei. Foram eles juntos comigo e minha sócia Marcela Soares, os grandes responsáveis pelo espetáculo, que modéstia à parte, promovemos no dia 26 de junho deste ano.

Os convidados eram recepcionados pelos personagens secundários do filme que na entrada do local davam boa noite, utilizando de trejeitos que eram características suas conhecidas pelo público. Havia além do Duque e a ama, os pais das princesas que se posicionavam um pouco mais atrás, no hall de entrada da casa de festas, dando as boas-vindas aos convidados pela chegada ao reino de Arandelle. Quando os convidados passavam para o segundo e principal salão, a entrada era pela porta cenográfica que faz parte do castelo dos pais das princesas e na qual a Anna encena a música “Você quer brincar na neve”, para em seguida ficar frente a frente com o castelo que foi o meu maior obstáculo já que para mim ele deveria ser como no filme, de cristal, ou ao menos causar essa, mais uma vez, sensação. Haviam apresentações da Agile Entretenimentos em parceria com os personagens da Cia Era Uma Vez, durante toda a festa, em sequências exatas ao filme, que não eram anunciadas, finalizando na esperada “Livre Estou”, música em que a personagem Elsa trocava rapidamente de roupa e voltava ao palco trazendo consigo, a minha princesinha, que também viria com o seu vestido que abriria espaço para os parabéns. O boneco de neve Olaf, entregava durante a festa, picolés da Select Ice, que personalizou o seu carrinho com a logo da festa e dividia espaço em uma pequena praça da alimentação Gourmet em que se faziam presentes a Lollo Brigadeiros, Velosserie pipocas doce, Aniolly Doces Finos e a La Churreria.

Além disso, contávamos com a equipe de recreação dos palhaços Bisteca e Bochechinha, responsáveis pelas brincadeiras e pelo direcionamento das crianças ao local das apresentações.

A mesa principal, dos doces ao bolo de Carol Bay e Jane Oliveira que trazia as irmãs Anna e Elsa patinando em movimento, mecanismo criado por Yuri Oliveira, artista responsável pelos topos de bolo em biscuit utilizados nos bolos de sua autoria, era completamente cenográfica. Havia 3.500 doces aproximadamente, todos trabalhados à mão e posicionados sem ajuda de forminhas ou pratos e bandejas, pela doceira Kyara, que criou tudo de doces e chocolates um cenário onde os personagens  também comestíveis, interagiam entre pinheiros, montanhas e neve.

A iluminação executada pela empresa Rossi Som e luz, foi a principal fonte para que o ambiente e o próprio castelo tivesse o efeito desejado, assim como a parte estrutural também fornecida por ele, e o balões de Cláudio Rocha, que desde a fachada do local até a parte interna, criava um ambiente de gelo através de suas esculturas e balões desestruturados em hélio, projeto executado pela primeira vez lá, no Glamour Recepções.

A parede lateral projetava a imagem famosa da Elsa na sacada do castelo de gelo, de onde caia neve, sob efeito do chamado Mapping, que aqui em Natal é fornecido para mim pela empresa Megalume.

O projeto me trouxe a resposta que eu esperava, e principalmente, o sonho de transmitir o encanto e fazer com que cada pessoa ali se tornasse um pouco criança, realizado totalmente. Me emocionei, ri, chorei e recebi relatos iguaizinhos ao meu. Minha filha disse ter vivido um sonho e acordei com mensagens que me fizeram mais uma vez, me emocionar. Emoção é a palavra de ordem. Não há mais espaço para festas vazias… É tempo de resgatar a magia e é a isso que a nossa empresa se propõe.

Para finalizar, deixo com vocês imagens e trechos do sonho que vivenciei, por elas que são perfeitas em eternizar e transmitir toda a emoção sentida, através de suas lentes e de seus olhares. Obrigada Kelly Fersan, Priscilla Vilar e Ana Galvão.

festa-frozen1-blogpalavrademae festa-frozen2-blogpalavrademae festa-frozen3-blogpalavrademae festa-frozen4-blogpalavrademae festa-frozen5-blogpalavrademae festa-frozen6-blogpalavrademae festa-frozen7-blogpalavrademae festa-frozen8-blogpalavrademae festa-frozen9-blogpalavrademae festa-frozen10-blogpalavrademae

Ficha Técnica

Decoração: @mmfestasexclusivas por @michellinebassani e @marcelasoaresbarros
Balões: @claudiorochas @danielsantospereira
Doces: @kyaradoces
Bem-vividos: @kyaradoces
Bolo: @janeecarolbolos
Topo do bolo: @yurioliveira89
Personalizados: @scrapbookmania
Carrinho de brigadeiro: @lollobrigadeiro
Carrinho de Cupcake: @aniollydocesfinos
Churros: @lachurreriagourmet
Carrinho de picolé personalizado: @selectoicenatal
FoodBike de doces: @velosserie
Cerimonial Infantil: @algodaodocecerimonial
Caixeiras florais: @caixetasflorais
Porta guardanapos: @caixetasflorais
Bolsas térmicas: Jireh bolsas
Kit pintura personalizado: @mmfestasexclusivas
Kits sono: Imagine Atelier
Impressões digitais e execução de cenografia: @infoartenatal
Projeção mapeada: @megalume
Personagens esculpidos: @contodfadas
Apresentação teatral: @agileentretenimentos
Equipe de recreação: @bistecaebochechinha
Iluminação e estrutura de palco: rossisom
Fotos: @laranjacravofotografia @anagalvao
Foto lembrança: @anagalvao
Filmagem: @priscilavilarfilmesinfantis
Vestido mãe e filha: @ceciliacavalcantetm
Convites: @deniselinsconvites
Buffet: Glamour Recepções

Um comentário em “Conheça uma festa sensorial {por Michelline Bassani}

  1. Eu sigo a Michelline Bassani, por ver o nossos sonhos transmitido por ela, não a conheço pessoalmente nem nunca fechei alguma festa com ela. Mais da pra perceber o quanto profissional ela é, e os sonhos que ela proporciona aos seus clientes. Parabéns pelo seu profissionalismo pelo amor o qual vc se dedica em cada festa.

    Curtir

Deixe um comentário

