Maternidade X Liberdade {eis a questão}

E um dia eu casei e ganhei uma casa, depois tive filho… E virei a mãe de Théo. Até hoje, tem um colega de trabalho que só me chama assim: a mãe de Théo. Vai me dizer que nunca te chamaram de mãezinha? É como se a gente perdesse um pouco da nossa identidade.

Sempre sonhei com o pacote completo. Eu dizia: quero casar, ter filhos, cachorro, periquito e papagaio (leia-se bichinho de estimação). Depois que Théo nasceu a minha frase passou a ser: agarrei a maternidade com unhas e dentes. Assim mesmo, feito bicho-mãe. Porque a maternidade revela o nosso lado mamífera.

Mas não é porque realizei um sonho que tudo é perfeito. Uma vez por mês (oi, TPM) tenho vontade de ir-me embora para Pasárgada. Sim, eu sinto saudades de mim. De ser só Carol ou Carolina. Chego a pensar: por que não fui estudar astronomia, teria sido tão mais fácil! Ou então: e se eu disser que vou comprar cigarros? Mas eu me lembro que não fumo e desisto.

Sou mãe, esposa, não tenho diarista/faxineira e trabalho fora. E, cá entre nós, que serviço mais ingrato é o de cuidar de uma casa: nunca acaba e só aumenta. Quando me perguntam como eu consigo, respondo: eu me viro. Mas a verdade é que muitas vezes fico frustrada por não conseguir equilibrar tudo. Tenho pequenos/grandes surtos e sigo levando.

Ser mãe é o meu papel principal e o de maior importância na minha vida. Isso é óbvio ou redundante? Nenhum dos dois, cada um atribui o valor que quiser as suas escolhas. Meu filho precisa de mim para crescer e, sobretudo, para ser amado. Todas as minhas escolhas giram em torno do bem-estar dele.

Este texto é um desabafo. Não estou reclamando da vida. A maternidade mistura sentimentos contraditórios. Tem também a tal da culpa e das eternas cobranças. E quer saber? Eu me permito ficar triste, chorar em posição fetal no chão do banheiro e depois ligar o som e cantar bem alto para mandar a tristeza embora.

Deixe um comentário

