Leia antes de fazer a lista de enxoval do bebê

Se você está grávida já deve ter jogado no Google três palavrinhas: lista enxoval bebê.

Na minha época, em cada loja que entrava me entregavam uma lista de enxoval.

Elas me ajudaram porque eu não tinha ideia de quase nada, principalmente, sobre as quantidades.

Ficamos perdidas mesmo, com dúvidas e ao mesmo tempo procurando uma orientação.

Por isso é que existem as listas com tudo o que você vai precisar (ou não) para os primeiros meses.

Mas quero aproveitar e dividir aqui minha experiência sobre a preparação do enxoval de Théo.

No primeiro filho a gente peca pelo excesso, pois nem sempre compramos só o necessário.

Vou dar a minha opinião com relação ao assunto. Em primeiro lugar, tenha em mente o seguinte:

REALIDADE Uma lista não pode atender as necessidades de todos os bebês, uns nascem em lugares frios e precisam de gorro e agasalhos. Alguns itens são essenciais e básicos: roupinhas e material de higiene. Outros eu considero supérfluos, como por exemplo, termômetro para banho. Um acerto para mim foi a escolha do carrinho. Preferi o de passeio, porque queria praticidade! Em compensação, o tal do mosqueteiro/cortinado foi totalmente dispensável e serviu só para acumular poeira.

BOLSO Na minha gravidez, fiz todas as compras aqui em Natal mesmo, inclusive no Alecrim. Hoje eu certamente resolveria muita coisa pela internet. Quem faz o enxoval nos Estados Unidos economiza e se tiver muito dinheiro e pouco tempo pode até contratar uma Baby Planner. Acho, inclusive, que o poder aquisitivo é fator determinante. Não é interessante esgotar suas finanças no primeiro momento, até porque depois do nascimento muitos outros gastos aparecerão, como vacinas.

ANSEIOS Eu não comprei mamadeira. Isso mesmo. Em nenhum momento tive vontade de comprar uma mamadeira. Nem por precaução. Amamentar era uma certeza! Se não tinha mamadeira, também não tinha chupeta. Deu certo e já escrevi meu relato (leia). Outra coisa que não usei foi babá eletrônica. Ganhei uma e fui trocar. Fiz cama compartilhada e ela não me fez falta. Se você vai montar um quarto Montessoriano berço não entra na sua lista. Está entendendo como funciona?!

PRESENTES Pode acreditar, muitos presentes vocês vão ganhar (mamãe e bebê). E isso ajuda muito! Os famosos chás também contribuem, principalmente, os de fraldas! Quem faz ganha um estoque para o primeiro ano.

Com este post, quis te mostrar que é possível planejar o enxoval do seu bebê com escolhas conscientes. Nem tudo que você vai encontrar em listas prontas estarão de acordo com as suas expectativas.

Escreve nos comentários o que achou. Consegui te ajudar? Espero que sim! rs

Deixe um comentário

