Furar as orelhinhas: sim ou não

Está grávida?

É menina?

Já ganhou os brinquinhos?

Perguntou ao pediatra quando furar?

Na maternidade, farmácia ou em casa (com profissional)?

E os cuidados com a higienização?

Sim, estou grávida de uma menina e não concordo com essa prática. (minha amiga imaginária)

Ok!

As redes sociais já estão com o assunto em pauta dividindo muitas opiniões.

Por mais que seja de ordem cultural, algumas mães estão deixando os brincos na gaveta.

Elas acreditam que não têm o direito de fazer essa escolha pelas filhas.

Afinal, dói!!! Pode machucar/incomodar ou até infeccionar/inflamar e causar alergia.

Ou seja, seria injusto e desnecessário.

Sou mãe de menino e não precisei me preocupar com tudo isso.

Tenho minhas orelhas furadas desde quando nasci (perguntei para minha mãe).

Foi no mesmo dia que nasceu, era um par de pérolas que sua tia Martha deu.

Nossas escolhas são feitas a partir de crenças ou experiências e, por isso, é pessoal.

Mas é importante problematizar questões para que possamos ter um outro olhar.

Conversei com a Carol, mãe da Bruna. Ela me explicou por que não furou.

Eu não queria que ela sofresse intervenções. Li que era uma forma de abuso porque dor/violência sem consentimento era caracterizado abuso. Também vi uma pessoa que fazia acupuntura falando que na orelha existem vários pontos importantes que se for furado sem saber exatamente o local a pessoa pode sofrer de dores de cabeça, por exemplo, o resto da vida sem nunca se dar conta que foi o brinco!

bl-carol

 Linda, alegre, sorridente e… Sem brincos!

Foto: Camilla Antunes

3 comentários em “Furar as orelhinhas: sim ou não

  1. amiga eu furei das minhas duas meninas
    mais a da segunda inflamou depois de um mês
    e eu não tive duvidas tirei o brinco cuidei do lugar e nunca mais
    coloquei outro, o furo cicatrizou e fechou
    não irei mais furar não, se eu tivesse essas informações
    sobre o caso da dor de cabeça, acredito que não teria furado
    de nenhuma das duas, sempre acreditei que não fazia mal
    se fosse furada por um profissional
    ótimo post

    Linda Tarde
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    Curtir

Deixe um comentário

