Ateliê Mamãe Vovó

Olá, sou Elis Pinheiro, 25 anos, mãe, designer, artesã, esposa, dona de casa, criadora e dona do Ateliê Mamãe Vovó. Sou natalense, moro em minha amada cidade Natal, Rio Grande do Norte, desde que nasci. Amo artesanato, design de interiores, reciclagem, jardinagem e tudo o que possa incluir na decoração de uma casa. Meu envolvimento com a arte e artesanato surgiu há muito tempo, desde criança a arte sempre foi muito forte em minha casa, minha mãe é formada em artes plásticas e sempre foi muito criativa e envolvida com tudo o que diz respeito à  decoração da casa. Nossas festas foram sempre decoradas por ela. Herdei muitos talentos e a paixão pelo lar que ela sempre teve. Desde muito criança adorava pintar, desenhar, criava cadernos, folhas decoradas pra fichários, reciclava sempre (nunca gostei de jogar certos materiais fora, como caixa de sapatos. Pra mim, caixas sempre tinham uma utilidade e podiam ficar lindas com um toque especial), sempre me destacava na escola nas aulas de educação artística e os amiguinhos sempre me pediam ideias para qualquer evento que precisasse de um toque de criatividade. Infelizmente, esse é um campo pouco e mal explorado nas escolas, o ensino da arte, no geral:  teatro, dança, artes plásticas, canto, música, ainda é muito fraco e como eu nunca quis seguir outro rumo eu pensava em até deixar a escola. Na oitava série, queria estudar fora pra achar outro lugar que eu me encaixasse, uma escola que abrangesse e unisse todos os campos do saber, mas enfim, não desisti do ensino convencional, conclui todo o ensino médio, logo após o curso de design de interiores surgiu aqui em Natal, eu entrei, me formei e me senti um pouco perdida em projetar, em ter patrões que não me deixavam livres pra criar meus projetos, que queriam sempre tudo muito quadrado. Então veio minha filha pra me dar coragem de chutar o pau da barraca e levar, o que até então parecia um hobby ou uma atividade paralela, mais a sério, o meu artesanato, meu design, minhas criações, minhas ideias começaram a sair do papel. Antes de casar e ter Amelie, agora com 2 anos e 3 meses, eu tinha uma marca e um blog chamados Penduricalhos e Balangandãs, eu tive muita pena de dar fim a ele, mas mudanças estavam chegando, novos pensamentos, metas, ideias e algo mais profissional surgia, então abandonei todo esse passado, ao qual devo bastante gratidão, pois me deu muita visibilidade enquanto pôde também, mas eu precisava recomeçar junto com minha nova vida de mãe, de esposa, de dona de casa, meu público alvo mudou, meu foco mudou. Então em 2013 nascia o Ateliê Mamãe Vovó. O Ateliê Mamãe Vovó, primeiramente, surgiu da ideia de eu poder unir meu trabalho à maternidade, pois com meu Ateliê eu poderia ser minha própria patroa e trabalhar em casa e surgiu da necessidade de fazer um artesanato diferenciado, pois andava nas feiras e achava tudo já muito saturado e eu não consegui montar o quarto da minha filha como eu desejava pois eu não encontrava nas lojas nada como eu queria, queria tudo muito colorido, e só achava tudo rosa, tudo lilás, tudo pastel e essa monocromia não me agradava. Acho que as crianças precisam do estímulo de muitas cores, elas até enxergam primeiramente o preto e logo após cores contrastantes…  Os tons pastéis  são os últimos a serem “vistos” pelos bebês, eu pessoalmente acho uma maldade um quarto todo branco e bege, eu não aguento ficar sem cor, hehe.

atelie-mvv

No quarto da Amelie, eu quis tudo multicolorido. Escolhi o azul para as paredes porque tranquiliza e para parecer o céu já que eu queria árvores e pássaros nas paredes, fazendo uma vila de pássaros. Então, colei adesivos de folhas e galhos em uma das paredes e fixei as casinhas que fiz com embalagens tetra park nos galhinhos. Coloquei nichos para os brinquedos bem baixos para que ela possa pegar, coloquei um espelho também na altura dela, um baú cheio de historinhas, uma luz de fadas para dar um encanto e uma linda luminária, que é criação nossa, de origami em tecido imitando uma flor-de-lótus, além de um cordão de fuxicos bem grandes com o nome dela na janela, também nossa criação. Ela ama seu quartinho, ficou muito lindo e como eu queria e agora é a atração da nova casa, a todos que chegam ela diz: vem ver meu quarto!

quarto-amelie

E é por isso que no Ateliê Mamãe Vovó eu conto com a criação de produtos destinados à casa e decor, do bebê à vovó, multicoloridos, para alegrar sempre mais a casa e a vida de todos que nos prestigiam. Nós produzimos e criamos luminárias, móbiles, naninhas, almofadas de bichinhos variados como corujas, elefantes, pássaros, tiaras para bebês, artigos em crochê, futons, almofadas para decoração em geral, kits de berço, porta-fraldas, enfeites de porta, luz de fadas, bandeirolas, tapetes em crochê, decoração em geral para quarto de bebês, caderninhos, agendas, bloquinhos, filtro dos sonhos, origami, bastidores e pranchetas decorados, e mais uma variedade de produtos e técnicas que nos surgem todos os dias. (Amelie agora está chorando… Já já termino)

bloquinhos

Nossa, está vendo como é difícil você me entrevistar! Avalie fazer as encomendas, cuidar da casa, de Amelie, de mim. kkkk De antemão, te digo que eu não sei como concilio tudo, não sei como consigo, não consegui ainda disciplina nos horários porque até agora escolhi não colocar Amelie numa creche e nem temos babá… É difícil! Os avós, tios, tia e marido ajudam sempre que podem, eu (sempre que posso) aproveito todo o tempo que ela dorme, que não é muito, pois com dois anos ainda não dorme a noite toda e quando cochila durante o dia, às vezes estou tão cansada que aproveito pra repor as energias também com uma soneca… Mas com toda essas dificuldades eu não desisto, pois foi o que escolhi pra minha vida, é o que amo fazer, é como me sinto feliz. Confesso que às vezes dá vontade de voltar a trabalhar para terceiros, pois, ao contrário do que muitos pensam, trabalhar em casa dá muito mais trabalho, pois acabamos ou nos atropelando por trabalhar demais ou querendo levar como hobby, que não é, é muita coisa pra dar conta, tem as mídias: blog, face, insta… Tem o contato com o cliente por telefone e e-mail, tem a loja, preços, produtos lançados e ainda temos que produzir, isso leva tempo, cansa, desgasta, mas quando recebemos um elogio pelo trabalho que fizemos à mão com todo carinho pensando no cliente, tudo é recompensado. Acho que minha força de vontade em acreditar no meu sonho de poder levar uma vida leve mantida pelas minhas próprias mãos, não desistir das minhas ideologias, de pensar mais no fazer que no comprar, de ser admirada e ser motivo de orgulho para minha filha é o que tem levado o Ateliê Mamãe Vovó ao sucesso.

bonecas-amv

E, por último, o Ateliê Mamãe Vovó é uma homenagem a minha mãe, que agora é mãevó, vómãe, mãezona de quatro filhos já adultos e mãe novamente de uma princesa linda, sua netinha, minha filhota, Amelie, e atodas aquelas mães que sempre têm seus filhos como inspiração para suas vidas e sonhos, que tiram deles forças para serem melhores, mais fortes e inspiradoras a cada dia que nasce.

 tag-amv

Um grande beijo à todos,

Elis.

Loja IG Face Blog

E-mail: ateliemamaevovo@outlook.com

Whatsapp: (84) 94167689

***

Este post faz parte do projeto uma mãe ajuda outra.

2 comentários em “Ateliê Mamãe Vovó

Deixe um comentário

