Cá entre as fraldas

Cada vez que vejo o preço das fraldas descartáveis me assusto!

Quem faz chá de fraldas já garante o primeiro ano. Eu não fiz (o meu foi de bebê)!

Comprava Pampers e Turma da Mônica, que considero as melhores (e mais caras).

Nas primeiras semanas lembro que era uma média de dez fraldas por dia.

O desfralde ocorreu com dois anos e foi bem fácil (que tal um post?).

Realmente, as fraldas descartáveis são práticas e facilitam a rotina.

Jogar a fralda suja no lixo era uma ocupação a menos (e minha prioridade era amamentar).

Mas para algumas mães, jogar uma fralda descartável no lixo é uma preocupação a mais.

Por isso, elas estão fazendo o caminho de volta: usando em seus bebês fraldas de pano.

O material das fraldas descartáveis passa uma eternidade em processo de decomposição.

Estima-se que uma criança usa cerca de 5.500 fraldas nos primeiros dois anos e que as descartáveis representam 2% do lixo doméstico.

Assim, os modelos de pano são uma alternativa para amenizar os danos ao meio ambiente.

Mas não é só o planeta que agradece, a pele macia e sensível dos bebês também.

Resolvi usar pelo conforto do bebê, pelo meio ambiente, pelo gasto com fraldas descartáveis e porque são lindas demais!!! Itaiana Battoni

fraldas-de-pano
Varal lindo e colorido com as fraldas de pano do Raul (3 meses)

As fraldas consideradas ecológicas são produzidas com tecidos orgânicos antialérgicos.

Mas eu ainda questiono o seguinte: para lavar, aumenta-se o consumo de água e sabão* (que nem sempre é biodegradável).

Os fabricantes de fraldas descartáveis poderiam investir em pesquisa e ofertar um produto com menos impacto ambiental.

Até porque, muitas de nós (mulheres com carteira assinada) cumprimos jornada de trabalho de quarenta horas semanais.

Temos consciência sobre a sustentabilidade e o bem estar dos nossos filhos, mas também precisamos administrar o nosso tempo.

Théo nunca teve alergia ou assadura, mas usou as tais 5.500 fraldas descartáveis que contribuíram para os 2% do lixo doméstico.

*Em tempo: a Ita me disse que é só uma tampinha de sabão líquido para uma máquina cheia!

2 comentários em “Cá entre as fraldas

  1. Eu cogitei usar as de pano na minha filha mas optei pelas descartáveis porque ela ia ficar com outras pessoas, no começo com a minha sogra e depois na creche. Eu sempre uso a pampers porque ela tem alergia de turma da monica e pom pom (ai meu bolso)… fiz chá de fraldas que só rendeu até o nono mês de vida dela :( Fala do desfralde sim, eu vou adorar! Beijos

    Curtir

    1. Gabi, somente hoje (29) eu vi o seu comentário aqui neste post. Perdoa. Por sorte, vi que tinha UM comentário pendente de aprovação. Sempre chega um e-mail avisando para aprovar, mas o seu eu não recebi. Então, pode deixar que vou preparar um post sobre o desfralde e te dedicar! Bjos

      Curtir

Deixe um comentário

