Profissão Mãe

Assisti ao vídeo (meu marido me enviou) sobre o “trabalho mais difícil do mundo”.

Foi uma campanha de uma empresa americana ofertando uma vaga de emprego com condições absurdas.

Os entrevistados duvidam e acham que é uma brincadeira ou loucura e no final ficam sabendo que quem exerce essa função são as mães.

Ok, entendi que foi a forma que a agência de propaganda encontrou para fazer sua homenagem ao Dia das Mães.

Hoje eu vi o programa Em Família (do Canal Saúde) cujo o tema foi o título deste post.

A apresentadora, em seu texto de abertura, repetiu a ideia daquele comercial americano (ficou óbvio).

Sinceramente, não consigo engolir essa comparação! Ser mãe não é uma profissão. Onde já se viu isso?

É um presente, um chamado, uma escolha, uma decisão ou uma missão. Qualquer definição dessas cabem.

Cuidar, educar e amar seu filho te torna profissional? Eu não me sinto assim.

Mas voltando ao debate do assunto, o programa reuniu três participantes.

E quem salvou a maternidade foi a Gabriela Valente que rebateu vários arremessos e ganhou a partida!

Outra salvação foi a participação da Vanessa, telespectadora que mostrou a realidade materna (rotina com filhos, casa e trabalho).

Uma coisa que também não me entrou foi a presença de um pai, já que a conversa se referia às mães.

Pai não é mãe, mesmo que ele tenha a guarda do filho ele continua sendo pai.

Lamentável, pois a apresentadora não conduziu bem a dinâmica: “agora eu vou pedir para a antropóloga, não a mãe, dizer como é que está isso hoje. Qual é o papel da mulher, o papel do pai. Ainda é uma fase diferente?

O pediatra Daniel Becker também não me deixou muito satisfeita, pois eu não precisei de “rede de apoio”.

Claro que muitas pessoas (mãe e tias) me ajudaram, mas eu quis ficar com meu filho em casa sozinha na minha licença.

Meu marido só não deu o peito porque não tinha leite, mas ele trabalhava e passava o dia fora de casa.

Para terminar, vamos deixar os rótulos, padrões ou formatos de fora desse papo de mãe. Please!

Deixe um comentário

