Mulher é bicho esquisito

Recentemente, em uma consulta com minha médica pedi uma aulinha sobre o ciclo menstrual.

Ela me esclareceu umas dúvidas e também desabafei (meu confessionário).

P.S. Usei muita progesterona na minha gravidez (400mg/dia) e meu sistema endócrino ficou descontrolado.

tumblr_m1s9tgLLSy1qg3fazo1_500

TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL

Descobri que ela era a culpa da minha variação de humor e estado emocional…

Mas entre desconfiar e pedir ajuda foi um longo tempo (= negação do problema).

Era como se TPM fosse criação do imaginário popular.

tumblr_m10fq1fg0m1qknh5so3_250

Gritei por socorro e minha médica passou um tratamento de três meses.

Sou desleixada para tomar remédios, já esqueci até a pílula (vergonha).

Não tomei todas as cápsulas então, não funcionou!

Nós, mulheres, somos comandadas pelos hormônios (FSH e LH).

A mulher é programada biologicamente para engravidar.

tumblr_m2e1egj3tG1qevoy0o3_250

Todo mês é sempre igual: ↵TPM → menstruação → período fértil → corpo lúteo → TPM↵.

O ciclo pode ser dividido em três fases.

PRIMEIRA FASE (1º ao 9º dia)

A menstruação é a descamação do útero e o início da produção de estrogênio. Pode aparecer um cansaço ou irritação. Sentimos vontade de comer doce (porque baixa o nível de serotonina) e o espelho fica feio (melhor nem se olhar).

tumblr_m10fq1fg0m1qknh5so2_250

SEGUNDA FASE (10º ao 18º dia)

Período fértil. Aumenta a quantidade de hormônios para favorecer a liberação do óvulo. Ficamos atraentes e usamos vermelho ou tons rosados. Eu curto meu red lip.

tumblr_m2e1egj3tG1qevoy0o1_250

TERCEIRA FASE (19º ao 28º dia)

Domina a progesterona. Baixa a serotonina. A retenção de líquidos provoca inchaço. Podemos ficar ansiosa, depressiva e agitada! Eu assumo todas essas características. Sofro. Choro. O pico da tensão é um dia antes da menstruação: a sensibilidade fica à flor da pele que qualquer beijo de novela faz chorar.

tumblr_m10fq1fg0m1qknh5so4_250

Estava cansada de um dia ficar triste, tristinha e no outro acordar com vontade de mandar flores ao delegado.

Hoje procurei outro tipo de especialidade médica e comecei um remedinho para aliviar a tensão!

tumblr_am

Deixe um comentário

