Como amenizar os enjoos na gravidez

Muitas grávidas sofrem com enjoo no início da gravidez. Algumas ultrapassam o primeiro trimestre e poucas não sentem nada.

Eu enjoei o cheiro de um sabonete líquido de erva doce e o perfume da minha mãe. Até hoje, anos depois, esses aromas ainda me deixam enjoada.

Mas como evitar esse desconforto? Existem medicamentos alopáticos e fitoterápicos que amenizam os enjoos.

Exercícios leves e acupuntura ou meditação ajudam nessa fase, assim como ficar de repouso.

Vitamina B6 e frutas ácidas como laranja, limão maçã verde e abacaxi aliviam os sintomas.

A alimentação também é importante, principalmente, feita regularmente a cada três horas.

Um grande aliado é o gengibre. Estudos comprovaram que sua eficácia oferece alívio contra o enjoo matinal, inclusive, sendo tão eficiente quanto a dramamina.

Mas lembrando que qualquer providência deve ser com orientação médica.

***

Enjoos muito fortes e vômitos excessivos podem ser um risco à saúde. A duquesa de Cambridge, Kate Middleton, foi hospitalizada no início da sua gestação com hiperêmese gravídica. A HG pode causar desnutrição, desidratação e desequilíbrio de sais minerais no organismo. Raramente, o esôfago pode ficar machucado e a mulher cuspir sangue. Mas lembre-se, mesmo sendo desconfortável,  é passageiro!

enjoo

4 comentários em “Como amenizar os enjoos na gravidez

  1. Tive dois filhos… e enjoei nas duas vezes que fiquei grávida…! Não apenas um enjôo fraco, mas o maior enjôo do mundo… rssss!!! Durante as 38 semanas da primeira e as 35 da segunda eu enjoei todos os dias pela manhã… e nos primeiros 4,5 meses o dia todo…. sério…! Se eu lembro eu enjôo de novo…rsss! Mas valeu a pena!kkkk!!!

    Curtir

Deixe um comentário

