Capturar a essência com amor

Os ensaios fotográficos estão cada vez mais criativos!

E quem não deseja guardar aquele momento especial na vida?

Seja o casamento, a gravidez ou até mesmo uma sessão em família.

Quando conheci o trabalho da fotógrafa Camilla Bandeira, fiquei surpresa com a qualidade das imagens e atenção aos detalhes.

Senti a naturalidade que consegue capturar com suas lentes.

Entrei em contato com ela, uma simpatia de pessoa!

Camilla escreveu para o blog e enviou uma seleção de fotos.

O começo

Oi, gente! Eu sou Camilla Bandeira e minha missão hoje é contar um pouco da minha história e do que tem me inspirado a fotografar famílias e casamentos. Não sei dizer o momento exato que a fotografia foi tomando conta de quem eu sou. Sempre gostei de áreas ligadas à criatividade e à arte, pois isso me provoca uma liberdade inspiradora. Tanto é que sou formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRN e foi durante a graduação que a semente começou a germinar para o campo das imagens. Tudo começou como uma brincadeira sem pretensões. Ao fazer trabalhos in loco, minhas amigas preferiam que eu fotografasse as partes relevantes do trabalho. Eu aproveitava para fazer fotos descontraídas delas enquanto trabalhávamos. Depois tive a oportunidade de pagar uma disciplina chamada multimeios onde pude aprender com Paulo Heider (meu professor) conceitos básicos de fotografia, já que ele é um verdadeiro apaixonado por essa arte! Isso começou a despertar um interesse em querer fazer fotos melhores. Foi quando uma amiga me convidou para fotografar o bebê recém-nascido dela. Fiquei perplexa, pois, no momento, tudo que possuía era uma Sony compacta. Mas graças a Deus, deu tudo certo e fiz cinco sessões de seu bebê. A cada ensaio, sentia uma adrenalina diferente e isso me impulsionava a querer estudar mais esse universo. Juntei durante um ano e meio parte do salário da minha bolsa de iniciação científica (na época, R$300.00 por mês) para comprar uma máquina que me possibilitasse fazer novos trabalhos com uma qualidade de imagem superior. A partir daí comecei a fotografar amigos e familiares. Abri uma conta no Flickr e sempre publicava as fotos por lá e em mídias sociais. As pessoas foram gostando ao passo que me motivava a estudar mais. Hoje sou meio arquiteta, meio fotógrafa. Isso porque trabalho num escritório de arquitetura em tempo integral durante a semana e com fotografia nos finais de semana.

O olhar fotográfico

Definir um olhar fotográfico não é uma tarefa fácil. Prefiro deixar isso por conta de vocês! (rs) Mas o que costumo dizer é que gosto mesmo de fotografar pessoas, criar imagens divertidas, alegres e de capturar a essência do amor nas fotos. Isso me encanta! Quanto às referências, acho relativo. Busco em diferentes meios encontrar inspiração. Vim de uma graduação onde se trabalha muito com a visão, a perspectiva e as formas! Acho que isso tem uma carga no meu estilo de fotografia. Além disso, adoro olhar blogs e sites de design de produtos, design gráfico. Na época que fiz meu Flickr, via os trabalhos de muitos americanos super interessantes. Numa linha de fotografia lifestyle a qual me identifico bastante! Tenho em mente que não devo despender muito tempo de pesquisa com fotografias de família e casamento. Claro que é inevitável buscar essas referências e é válido. Mas não fazer delas meu ponto de partida! Acredito que o ponto de partida está dentro de mim e na vida que nos cerca!

Os ensaios

Fotografar ensaios de família é algo muito gostoso! Adoro crianças. Elas são super sinceras e ingênuas. O desafio é fazer tudo acontecer. Algumas vezes elas não estão muito dispostas a obedecer comandos e é em função disso que busco destinar ações, de modo que toda a família interaja e sinta-se mais à vontade e natural para o momento das fotos. O legal é que de certo modo você começa a fazer parte da família desde a mãe ainda com o bebê na barriga até o nascimento e crescimento dele. Um caso legal ocorreu com um casal super querido em Salvador/BA. Fiz o ensaio deles ainda quando ela estava gestante e agora, quase um ano depois, retornei à cidade e pude fazer um novo registro, agora com o filho do casal já nascido.

O prêmio

Ser premiado como fotógrafo revelação traz grandes alegrias e grandes responsabilidades! O prêmio ocorreu num evento organizado pela Bride Association aqui em Natal/RN e teve como objetivo premiar fotógrafos do nordeste por categorias distintas. Como também trabalho com fotografia de casamentos, decidi participar na categoria de “noivas”. Ganhei menção honrosa pelos jurados e, logo em seguida, foi divulgado o que seria a revelação do ano, baseado nas fotografias que obtiveram maior pontuação entre júri técnico. Fiquei muito feliz com o resultado, mas mantendo o foco de aprender e melhorar cada vez mais.

Os contatos

Hoje meu atendimento ocorre praticamente por e-mail e celular. Como trabalho durante a semana, fica um pouco mais complicado atender a todos pessoalmente quando me solicitam orçamento. Para facilitar, decidi fazer um orçamento um pouco mais detalhado, de modo que o cliente possa verificar quem eu sou e o que engloba meu trabalho. Porém, quando necessário, marco reuniões para o turno da noite.

Facebook

Instagram

E-mail: bandeira.camilla@gmail.com

Telefone: 84 | 9663-3524 (TIM)

DSC_0170 DSC_0212 DSC_1307 DSC_3331 DSC_3588 DSC_3912 DSC_6170 DSC_9953 ec27ed eg11 

Camilla, como agradecer por compartilhar sua história e fotos conosco?

Desejo que você continue apaixonada pela fotografia e registrando várias formas de amor em luz e cores.

Anúncios

4 comentários em “Capturar a essência com amor

  1. A sensibilidade que Camilla teve para registrar os momentos mais marcantes de nossas vidas traduziu-se em dois ensaios (gravidez e depois já com meu filho Luca) lindos, com fotos que conseguem transmitir tudo o que sentimos uns pelos outros. As fotos arracam elogios de todos!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s